Pouco tempo atrás foi feita outra menção à Chevrolet neste blog, em um artigo sobre o Fiat Palio Fire. O assunto em questão era a série especial Milenium, que a marca ofereceu para três sedãs no começo da década passada. Tal estratégia teve conceito muito parecido à da novidade que o Palio recebeu recentemente, e agora também com a que a própria Chevrolet lança para outros três modelos. No entanto, como voltar a usar virada de milênio implicaria em uma espera um tanto grande, a inspiração desta vez veio do passado.
Mesmo que você não integre o extenso grupo de entusiastas da marca no Brasil, é muito provável que lembre de já ter visto esse nome antes. “Advantage” foi a série especial que o Astra teve alguns anos atrás, já depois de ter iniciado o reposicionamento de mercado que lhe permitiu manter as boas vendas em seus últimos anos por aqui. Essa edição surgiu com produção limitada, mas teve aceitação tão boa que virou uma versão de linha e, depois, inspirou a versão única na qual o modelo passou a ser vendido até sair de produção. Os mais detalhistas também vão lembrar que seu pacote de equipamentos tinha uma configuração bastante particular para uma série especial.
Embora as novidades deste artigo não tenham seguido a “receita” original à risca, mais uma vez é possível dizer que é bem difícil distinguir uma dessas versões Advantage com o carro em movimento. Afinal, se as imagens já antecipam que as mudanças visuais dos três carros de agora foram mínimas, o exterior daquele Astra não ganhou mais que os logotipos com o nome da edição. Seu sucesso veio mesmo foi de trazer uma lista de itens de série muito mais generosa a preços agressivos, compondo uma relação custo/benefício irresistível para aqueles cujas prioridades na escolha do próximo carro não passavam por muitos aspectos emocionais.
Considerar tudo isso é o que torna muito interessante a notícia de que os acessórios de estilo deste trio só são um agrado “extra” somado ao pacote de equipamentos que oferecem. Frisos laterais, colunas centrais e capa dos retrovisores vêm em preto nos três carros, com acabamento brilhante para Cobalt e Spin. Os dois também usam as rodas de liga leve de 15” das versões de base pintadas em cinza-escuro, enquanto o Celta adota as calotas de 14” da picape Montana. Outra diferença é que aqueles vêm apenas na cor metálica cinza Mond, enquanto para o hatchback de entrada a exclusividade é a cinza Sand sólida, mas sem custo adicional em nenhum dos casos. Por outro lado, apenas Celta e Spin trazem máscara negra nos farois.
Passando ao interior, o Celta adiciona bancos com revestimento exclusivo, iluminação do painel e do quadro de instrumentos na conhecida Ice Blue, airbag duplo, freios ABS e sistema de som multimídia com entrada USB e conexão Bluetooth, tudo pelo preço inicial de R$ 31.650. Este carro mantém o motor 1.0 VHCE de até 78 cv e 9,7 kgfm e, ao que tudo indica, só oferece a série especial quando configurado com quatro portas – assim como a de duas portas, ela também oferece a cinza Sand em forma avulsa. Mais uma vez, ele conta com garantia de um ano ou dez mil quilômetros.
Quanto ao Cobalt Advantage, sua cabine chama atenção por incluir bancos com revestimento parcial em couro, com o nome do veículo bordado nos dianteiros. Ele inclui airbags frontais, ar-condicionado, central multimídia MyLink, direção hidráulica, farois de neblina, freios ABS e trio elétrico, tanto com o motor 1.4 (potência de até 102 cv e torque de até 13 kgfm) como com o 1.8 (até 108 cv e 17,1 kgfm). Além disso, optar pelo maior e com o câmbio automático de seis marchas adiciona cruise-control, sensor de estacionamento e spoiler traseiros e o volante multifuncional com revestimento em couro, que traz comandos do sistema de som. O Cobalt 1.4 sai por R$ 49.490 nesta edição, enquanto o 1.8 manual fica em R$ 55.290.
Por fim, a série Advantage vem apenas para a versão da Spin com cinco lugares, o que permite especular que as vendas nesta configuração são um tanto prejudicadas pelo fato de a de sete ter custo/benefício bem melhor. Os itens de série aqui são airbag duplo, ar-condicionado, computador de bordo (sem MyLink), direção hidráulica, farois de neblina, freios ABS, rack de teto, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som multimídia com conexão Bluetooth, trio elétrico e volante multifuncional em couro. Assim como nas versões comuns, a Spin só usa o motor 1.8, que é igual ao do Cobalt. Quando com câmbio manual, a minivan sai por R$ 53.190. Já optando pela caixa de seis marchas, o preço fica em R$ 56.890.