A Fiat do Brasil definitivamente resgatou sua veia esportiva. Para quem já teve em sua gama versões Turbo de Uno, Tempra e Marea, alguns anos depois os italianos feitos em Betim tiveram os ânimos refreados, como com o “morno” Brava HGT. Entretanto, se no Brasil o uso de motores exclusivos se torna caro em excesso, a série Sporting da Fiat vem enchendo os olhos. Primeiro pelos acessórios de muito bom gosto, e segundo pelo fato de que ela não pára de crescer.
Sim, depois de Stilo, Punto, Idea, Siena e Strada, agora é o caçula Uno quem adere à nova estirpe. Nada mal para quem já tinha a versão de baixo custo Vivace, requintada Attractive, e aventureira Way. O exterior do carro encanta à primeira vista. Seja pelas novas cores como o laranja exclusivo, ou pela frente com a grade de três quadrados com aros vermelhos, em qualquer lado o carro cativa. É o caso da traseira com o spoiler sobre o vidro e lanternas fumê, e das laterais com o adesivo próprio, e as belas rodas aro 15”, que ficam bonitas mesmo com os paralamas largos.
O interior não traz tantas novidades, mas as que tem são interessantes. A cabine ganhou detalhes laranja pelos botões do ar-condicionado e no puxador das portas, que por não serem grandes dão um ar bem jovial. Os bancos também mereceram atenção, ganharam revestimento exclusivo com o nome Sporting. A lista de itens de série não é das mais generosas, mas com os opcionais o carro fica muito mais atraente, e sem chegar a um preço abusivo. Outra vantagem é que todas as versões ganharam a opção do pacote de adesivos Run, com a mesma quantidade de itens dos anteriores.
Mas como era de se esperar, sob o capô não há novidades. O 1.4 Fire Evo também equipa este modelo, com todos os seus 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm de torque (gasolina/álcool) e oferece 0 a 100 em até 11,2 segundos, com máxima de 172 km/h. Seu preço inicial é de R$ 33.970.