Lançado há poucos meses na Europa e nos EUA, o elegante sedã da VW finalmente chega ao nosso país. Representa uma mudança importante, pois ao mesmo tempo substitui a quinta geração, vendida aqui com o mesmo nome, e ainda a quarta, o Bora, que depois da chegada do outro acabou virando uma alternativa mais barata a ele. O exterior do novo Jetta é o mesmo apesar de oferecer duas versões muito diferentes, que partem de R$ 65.755.
As linhas externas esqueceram as raízes do Golf e agora trazem a sobriedade típica dos rivais Peugeot 408, Renault Fluence e Toyota Corolla. São linhas musculosas e modernas que trazem as tendências VW mais recentes, além de uma cabine que usa tons escuros e elementos sem nada rebuscado para passar um pouco mais de esportividade, sem deixar o requinte de lado. O modelo vem com duas versões feitas sob medida para cada antecessor.
De entrada temos a Comfortline, que traz o velho 2.0 EA-111 que já ocupava modelos como Golf e Polo, e desenvolve 116/120 cv. Num modelo de mais de 1300 kg ele não chega a brilhar, ainda mais que ele adota suspensão mais rústica (e barata), mas a opção do câmbio Tiptronic de seis marchas deixa a condução mais divertida. Mas o modelo compensa é com os itens de série: ar-condicionado digital, sistema de som com MP3, direção eletro-hidráulica, computador de bordo, quatro airbags, controle de tração e freios ABS, entre outros.
Mas a estrela da gama é a Highline, que parte de R$ 89.520. Sua cabine continua sem o refinamento do Jetta 5, mas seus equipamentos são ainda mais numerosos: ela adiciona airbags de cortina, bancos de couro, piloto automático, sistema de som com Bluetooth, comandos satélite, touchscreen no painel e oito alto-falantes, controle de estabilidade e ar-condicionado bizona com saídas para os bancos traseiros.
E a “estrela da estrela” se esconde sob o capô do Jetta Highline. Este outro 2.0 traz o melhor da tecnologia alemã, com turbo, intercooler e injeção direta, para gerar 200 cv de potência. Para fazer par com este TFSI somente o câmbio DSG, automatizado de seis marchas com dupla embreagem, que garante trocas ainda mais ágeis se se usam as borboletas atrás do volante. Ou seja, agora sim o Jetta tem cacife de combater com Ford Fusion, Kia Optima, Hyundai Azera e Chevrolet Malibu.