Salão do Automóvel 2014

Em mais um artigo especial deste blog, você agora poderá conhecer as novidades que foram expostas no evento paulista que esteve aberto ao público entre os dias 28 de outubro e 9 de novembro. Acessando este artigo você verá breves apresentações de algumas delas, divididas por fabricante e por ordem alfabética, além de links para aquelas que receberam seus próprios artigos no blog. Todos os textos envolvidos têm o marcador São Paulo 2014.

Audi  BMW  Citroën  Chery  Chevrolet  DS  Ferrari  Fiat  Ford  Geely  Honda  Hyundai  JAC  Jaguar  Jeep  Kia  Land Rover  Lifan  Maserati  Mercedes-Benz  Mini  Mitsubishi  Nissan  Peugeot  Porsche  Renault  Subaru  Suzuki  Toyota  Volkswagen


Audi

Artigos completos: TT Roadster 3.

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BMW

Artigos completos: Série 2 Active Tourer, M4, X4, X5 2.

Clique para ver uma imagem traseiraX5 Diesel: O SUV de luxo dos alemães passa a ser oferecido no Brasil também em suas versões movidas a diesel. A xDrive30d usa um 3.0 turbinado de seis cilindros, com potência de 261 cv, enquanto a esportiva M50d, prevista para mais tarde, ostenta uma unidade de três turbos desenvolvida pela divisão de alta performance Motorsport. De resto, o modelo manterá o excelente nível de equipamentos, com uma extensa lista para conforto, segurança ativa e passiva, eficiência energética e desempenho – ele inclui ar-condicionado de quatro zonas, proteção solar para os vidros traseiros e ventilação dos bancos dianteiros. O estilo pode entrar em evidência com o pacote de acessórios M Sport.

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Citroën

Clique para ver o modelo de produção, C4 CactusCactus Concept: Antes de apostar na versão de produção, os franceses decidiram começar pelo conceito. Assim como ele fez no exterior, o Cactus se destaca por priorizar o bem-estar. Suas linhas simples ampliam a cabine, que por sua vez conta com banco dianteiro inteiriço (leva três pessoas) e painel totalmente digital, para perder tamanho e peso. Já o lado de fora atrai pelos Airbumps, cápsulas de ar encobertas por uma superfície de borracha cuja cor contrasta com a carroceria. Como são flexíveis, elas protegem o carro dos pequenos impactos ocorridos no dia-a-dia.

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Chery

Artigos completos: Arrizo 7, QQ 2, Tiggo 5.

Clique para ver em alta resoluçãoCeler 2015: Prestes a completar dois anos de mercado brasileiro, o Celer já tem seu primeiro facelift em vista. O modelo atualizado, que já se vende na China, chegará ao país já com produção local, na fábrica paulista de Jacareí. Ele teve redesenhos na dianteira e na traseira, e não só mantém a proposta típica dos conterrâneos, com prioridade no custo/benefício, como pretende ficar mais competitivo frente à concorrência: seu console central ostentará a tela que controla a central multimídia Chery System. Sob o capô, estará o 1.5 Acteco flexível de até 108 cv. Ele chega no começo de 2015.

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Chevrolet

Artigos completos: Camaro Conversível.

Clique para ver uma imagem traseiraCruze 2015: Depois de um conjunto de retoques para a Europa, outro para os Estados Unidos e uma nova geração para a China, agora é o Brasil que ganha uma versão própria do best-seller da Chevrolet. Hatchback e sedã ganham um redesenho dianteiro muito parecido ao norteamericano, que inclui farois de neblina melhorados, LEDs diurnos e ambos parachoques renovados. Por dentro, virão mais equipamentos e mudanças de acabamento, ao passo que o capô oculta os mesmos motor e transmissão de antes, mas recalibrados para melhorar o consumo de combustível.

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DS

Artigos completos: DS 3 2015, DS 6.

Clique para ver uma imagem dianteiraDS 6: Depois do lançamento na China sob o nome 6WR, o crossover médio chegou ao Brasil para coroar a emancipação da marca de luxo dos franceses. O estilo de linhas fortes e imponentes valoriza o requinte, mais que a performance, mas não desaponta quem quiser acelerar: ele usa o THP 200, um 1.6 turbinado de 202 cv e 27,5 kgfm com câmbio automático de seis marchas. Na versão Exclusive, mostrada no evento paulista, ele conta com equipamentos como o Grip Control, que controla a tração de acordo com o piso para aumentar a eficiência energética.

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Ferrari

Artigos completos: 458 Speciale.

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Fiat

Artigos completos: Uno 2015, Uno Evolution.

Clique para ver uma imagem traseiraFCC4: Lembra da tão falada picape média que os italianos têm vontade de lançar? Ela terá como inspiração o veículo que roubou as atenções no seu estande. O Fiat Concept Car 4 foi projetado pelo centro de estilo da marca na América Latina, e difere de tudo o que ela já lançou em todo o mundo: combina a silhueta de um sedã à fluidez de linhas de um cupê e à robustez de uma picape. Particularmente interessante é o conceito wrap around, em que todos os vidros dianteiro e laterais foram conectados visualmente para simular uma única peça contínua.

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Ford

Artigos completos: Ka 3, Ka+, Mustang 6.

Ford EcoSport BeastEcoSport Beast: Em comparação com o anterior, pode-se dizer que o visual ficou mais discreto em um sentido, e bastante mais chamativo em outro. O conceito Beast investe na profusão de cores, combinando a carroceria branca a detalhes em cinza, azul e vermelho para simular uma vocação para esportes radicais. Seus acessórios exclusivos incluem suportes de bicicleta nos bancos traseiros, duas entradas de ar decorativas (uma no teto e outra no capô), LEDs diurnos em conjuntos com quatro, rodas maiores e com desenho próprio, e estribos laterais mais pronunciados.

Ford EcoSport BeautyEcoSport Beauty: Dos três exercícios de estilo realizados para o EcoSport, este é o de aspecto mais “realista”. O Beauty justifica seu nome apostando no refinamento. Estão lá luzes auxiliares em LEDs, belas rodas de liga leve de aro 18”, teto pintado em preto brilhante e uma inusitada pintura fosca. Por dentro, ele conta com bancos revestidos em couro, central de entretenimento e navegador GPS, entre outros. O lado ruim é que nem mesmo este modelo tem previsão oficial de ser produzido oficialmente. Todos foram criados apenas para a exposição no evento paulista.

Ford EcoSport StormEcoSport Storm: Quem aprecia as picapes norteamericanas vai sentir um déjà vu tão forte quanto agradável. Este conceito teve como inspiração a SVT Raptor, versão da F-150 vendida nos Estados Unidos entre 2009 e 2012. Seu visual foi redimensionado para as dimensões do EcoSport, mas não faltaram o logotipo da Ford ocupando a grade dianteira por completo, as rodas de aro reduzido (quinze polegadas) com enormes pneus lameiros (275/15 R15) e vários detalhes externos em preto, todos com a intenção de fazer o crossover parecer maior e mais alto.

Ford Fiesta SportFiesta Sport: Quem aprecia hot hatches vai se decepcionar. A Ford chegou a ensaiar a chegada da famosa versão ST para o Fiesta e até para o Focus, mas não levou nada adiante por conta dos custos elevados. Se até agora ainda não se sabe nada sobre o médio, pelo menos o compacto ganhou um “prêmio de consolação”: o Sport vem em 2015 baseado na versão SE 1.6 16v manual, mas só traz novidades de estilo. Virão kit aerodinâmico, rodas de liga leve aro 16” pretas, pacote de equipamentos generoso (mas sem diferenças visuais) e três opções de cor externa: branco, preto e vermelho.

Clique para ver uma imagem traseiraFiesta Sedan Titanium Plus: Outra novidade que a Ford reserva para o ano que vem é uma nova versão de luxo de seu sedã. Para reforçar o ataque aos concorrentes, seja outros premium ou quem hoje considera um médio em versão de entrada, o Fiesta Sedan vai investir em “mimos”. Alguns deles são descansa-braço central, luzes internas personalizáveis, teto solar elétrico e a central multimídia Sync usada pelo Focus, que soma câmera de ré e GPS. Todo o resto é comum à versão Titanium que já se oferece hoje, incluindo o motor 1.6 16v de até 130 cv. Ainda não se têm informações sobre o preço.

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Geely

Artigos completos: EC7, GC2.

Geely EX7EX7: Como parte da estratégia preparada pela Geely para o mercado brasileiro, o crossover que no exterior tem o nome Emgrand X7 está tendo sua produção uruguaia estudada. Afinal, como se trata de um modelo de custos mais elevados, importá-lo da China resultaria em preços inviáveis. Com porte mediano, o EX7 usa um motor 1.8 de quatro cilindros que só roda com gasolina, usa um câmbio manual de cinco marchas e gera potência de 139 cv e torque de 17,5 kgfm. A expectativa é de que a montadora chinesa comece a vendê-lo por aqui em meados do ano que vem.

Clique para ver uma imagem traseiraGX2: Depois do lançamento do irmão urbano, agora é o pseudo-aventureiro que dá as caras. A Geely quer seguir a tendência brasileira a partir do ano que vem, com um modelo dotado de suspensão elevada, estepe externo, rack de teto, detalhes em plástico preto, e o que deve agradar muita gente que hoje não levaria o GC2: dianteira reformada por completo, sem a famigerada inspiração no urso panda. Além disso, a novidade deverá aparecer por aqui com o motor 1.5 flex de quatro cilindros (o GC2 usa um 1.0 tricilíndrico a gasolina), que gera até 104 cv e 13,1 kgfm.

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Honda

Artigos completos: City 6, HR-V.

Clique para ver uma imagem traseiraCivic Si: Se é de esportivo que você gosta, é esportivo que você terá. Pelo menos no que depender da Honda, que usou o Salão para oficializar a volta de um nome que fez fama também no Brasil. Dessa vez, o sedã nacional virou o cupê importado do Canadá, completo de série (inclui central de entretenimento e teto solar elétrico) e custando R$ 119.900. Com 206 cv e câmbio manual de seis marchas, seu 2.4 i-VTEC troca parte da eficiência conseguida pela tecnologia por uma direção prazerosa como poucas. Ele vem nas cores branco, laranja, preto ou vermelho.

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Hyundai

Clique para ver uma imagem traseiraVeloster Turbo: Depois de ter as importações suspensas de repente, o hatchback de três portas agora recebe uma segunda chance no Brasil. Dessa vez o Veloster vem na versão Turbo, que foi lançada no exterior em 2012. Por fora, estão lá dianteira retocada (com as duas seções da grade unidas e feitas de plástico preto), farois com LEDs, teto solar panorâmico e novas ponteiras de escape e rodas, mas seu destaque é mesmo o motor: adicionar o turbocompressor ao 1.6 16v de antes o levou a 204 cv. As vendas, porém, só terão início no segundo semestre do ano que vem.

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JAC

Artigos completos: T5, T6.

JAC J2 Jet FlexJ2 Jet Flex: Continuando o processo de se estabelecer no Brasil, a JAC agora começa a ampliar sua linha de motores movidos a gasolina e etanol. O hatchback de entrada J2 passa a extrair respectivamente 110 e 113 cavalos de seu 1.4 Jet Flex, potência elevada o suficiente para lhe dar uma vantagem competitiva na categoria: com o peso restrito a 910 kg, ele tem relação peso/potência de 8,1 kg/cv, acelera de 0 a 100 km/h em nove segundos e chega à velocidade máxima de 190 km/h. Tudo isso com os leves retoques visuais que se veem na imagem ao lado deste texto.

JAC J5 2015J5 2015: Depois de uma tentativa frustrada de competir com os sedãs médios, o J5 se prepara para pleitear uma segunda chance no Brasil. Por fora, seu facelift inclui seção central da dianteira em preto brilhante, farois e lanternas retocados e LEDs diurnos. Já a cabine traz revestimento em três tons com detalhes cromados, novos bancos e uma central multimídia. Sob o capô, no entanto, ele contraria a tendência da JAC e insiste no 1.5 16v VVT restrito à gasolina, que gera 125 cv – indo de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e chegando à máxima de 188 km/h, ele passa a ser mais lento que o J2.

Clique para ver em alta resoluçãoJ6 Jet Flex: Como seu primeiro facelift foi realizado ainda no ano passado, a minivan da JAC mudou agora sob o capô. Os chineses querem aproveitar o hiato vivido pela categoria no Brasil (a única concorrente direta forte é a Chevrolet Spin) para conquistar mais clientes, e para isso apostam na tecnologia bicombustível. A J6 passa a usar um motor 2.0 16v com comando variável, cuja potência vai a 155 cv com gasolina e 160 cv com etanol – dezenove cavalos a mais que a unidade restrita à gasolina. Com exceção do preço, que ainda não se conhece, todo o demais deve permanecer inalterado.

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Jaguar

Artigos completos: XE.

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Jeep

Artigos completos: Cherokee 5, Renegade.

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Kia

Clique para ver uma imagem traseiraCarens 3: Ainda sem data prevista de lançamento, a minivan média apareceu apenas para impressionar o público. Sua terceira geração segue as tendências de estilo que fizeram a fama da Kia nos últimos anos, e associa motor 2.0 16v de 150 cv e 19,8 kgfm (com câmbio automático de seis marchas e modo sequencial) a uma cabine de alto nível, seja em equipamentos ou qualidade de construção. Alguns de seus destaques são três modos de direção (normal, esportiva e confortável), ar-condicionado digital, e bancos com assistência elétrica e revestidos em couro.

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Land Rover

Artigos completos: Discovery Sport, Range Rover Executive.

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Lifan

Lifan X50X50: Depois de obter relativo sucesso com o pioneiro X60, a chinesa quer mais. A próxima investida da Lifan na categoria dos crossovers é menor, e procura ocupar um nicho no mercado brasileiro. Ele foi apresentado no Salão ainda como um protótipo, mas na versão de produção usará o mesmo trem-de-força do recém-lançado 530 – motor 1.5 de 103 cv e câmbio manual de cinco marchas. Com 4,10 metros de comprimento e 2,55 metros de entre-eixos, o X50 procura associar conforto e modernidade a uma direção mais confortável e divertida, conseguida com o tamanho um tanto menor que o dos crossovers que hoje em dia são tidos como compactos.

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Maserati

Artigos completos: Quattroporte 6.

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Mercedes-Benz

Artigos completos: AMG GT.

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Mini

Artigos completos: Cooper 5p.

Clique para ver em alta resoluçãoCooper 5p: Meses depois da nova geração, o Cooper agora ganha os holofotes graças à versão maior. Além do espaço aumentado em banco traseiro e porta-malas (278 litros), a marca revelou as versões que virão ao país. A de entrada usa o 1.5 tricilíndrico de 136 cv e 22,4 kgfm e já vem carregado de itens, incluindo o pacote Mini Excitement. Já a topo-de-linha conta com o 2.0 TwinPower Turbo de 192 cv e 26,5 kgfm, e adiciona detalhes de estilo exclusivos, sistema de áudio Harman-Kardon e teto solar panorâmico. Ambos virão em dez opções de cor externa, com outras para o teto.

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Mitsubishi

Artigos completos: Lancer 2015, Outlander PHEV.

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Nissan

Artigos completos: Versa 2015.

Clique para ver uma imagem traseiraKicks Concept: Em um mercado de tendências tão variáveis, já se especula que este conceito pode originar a nova geração de March, Versa e até do Juke europeu. O que a Nissan afirma, no entanto, é que ele é um crossover compacto projetado para uso urbano. Foi criado em conjunto pelos Centros de Design da marca em Brasil, Estados Unidos e Japão, e associa todas as últimas tendências de estilo da marca e do mercado a uma carroceria que já se tornou febre em todo o mundo. No entanto, ainda não se tem nenhuma informação oficial sobre que futuro ele terá.

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Peugeot

Artigos completos: 308 Roland Garros.

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Porsche

Artigos completos: 911 Targa, Boxster GTS, Cayenne 2015, Cayman GTS.

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Renault

Artigos completos: Logan Easy’R, Sandero Easy’R, Sandero Stepway 2.

Clique para ver a versão recordistaMégane R.S.: No ano passado, a Renault chegou a mostrar o hatchback esportivo à imprensa e permitiu testes, mas não deu em nada. Agora, depois que toda a linha Mégane recebeu um leve facelift, os franceses decidiram testar a aceitação do veículo em solo brasileiro mais uma vez. Na Europa, a fama deste modelo vem do desempenho ainda mais sedutor que as suas formas pintadas de amarelo-ouro: na versão 275 Trophy-R, ele deu a volta mais rápida no circuito de Nürburgring já conseguida por um carro de rua com tração dianteira (7m54s35). Colaboraram para isso o motor 2.0 16v turbo (a versão comum tem 265 cv), o câmbio manual de seis marchas e o diferencial de deslizamento limitado.

Clique para ver uma imagem traseiraZoe: Enquanto a política de incentivos não vem, ele só será visto assim. O Zoe é um compacto totalmente elétrico, e que tem o porte do Clio europeu. Por baixo do estilo futurista aparece uma cabine competente para o seu tamanho e um motor elétrico com potência de 88 cv e torque de 22,4 kgfm. A Renault afirma que ele vai de 0 a 100 km/h em treze segundos, mas que também alcança 210 km. Como ainda não é conveniente vendê-lo ao público comum, suas aparições no Brasil se restringem a projetos públicos e privados relacionados à mobilidade urbana. Este modelo foi lançado em 2012, em Genebra.

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Subaru

Artigos completos: Forester 4.

Clique para ver outra imagemWRX STI: Um dos mais icônicos sedãs esportivos marcou presença no evento paulista. A versão de performance altíssima do pacato Impreza ostenta exterior todo alterado, com um pacote aerodinâmico tão agressivo quanto as rodas de 18” ou o enorme aerofólio traseiro. Já a cabine troca a ostentação por um aspecto funcional, que combina couro preto a costuras vermelhas. Destaque maior, porém, está sob o capô: seu motor é um 2.5 de cilindros opostos e turbinado, que gera 305 cv e 40 kgfm: ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e chega à máxima de 255 km/h.

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Suzuki

Artigos completos: Grand Vitara 2015, S-Cross.

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Toyota

Artigos completos: Etios 2015, FCV.

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Volkswagen

Artigos completos: Amarok Dark Label, Fox 2015, Saveiro Cabine Dupla, Saveiro Surf, SpaceFox 2015.

Volkswagen cross up! 1cross up!: Certamente para tentar reverter o desempenho de vendas “morno”, o compacto de entrada dos alemães passa a apostar na mesma receita que fez a fama do irmão Fox. Sua versão pseudo-aventureira segue os moldes da europeia, adornando o exterior com apliques de plástico preto na seção inferior da carroceria e detalhes prateados, como rack de teto e retrovisores. Por dentro, o pacote de equipamentos de série é um pouco mais recheado e soma revestimento dos bancos em tecido e vinil. Motor e câmbios são os mesmos utilizados nas versões urbanas.

Clique para ver uma imagem dianteiraCrossFox 2015: Depois de hatchback e perua, agora é o aventureiro que passa pelo segundo facelift da família. O novo CrossFox ostenta uma renovação visual de todos os itens que o diferenciam do Fox urbano, tais como seção inferior da carroceria em plástico preto, novas rodas de liga leve, racks de teto e retrovisores prateados, e a versão mais chamativa do suporte do estepe que ele já teve. A lista de itens recebeu novidades focadas no conforto e na segurança, e o motor passou a ser o moderno 1.6 16v MSI de 120 cv, com opções de câmbio manual e I-Motion, ambos com seis marchas.

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